• A NOSSA MISSÃO

Apoio social

A orientação da Delegação da Cruz Vermelha da Costa do Estoril tem como finalidade a intervenção junto das pessoas que estão expostas a situações que ameaçam a sua sobrevivência com dignidade, nomeadamente as situações caracterizadas por ausência ou insuficiência de condições sociais e económicas. A Delegação dá particular enfoque no apoio à população sénior e à formação certificada por iniciativa própria ou em articulação com o IEFP.

Academia Móvel

Tendo em conta a necessidade de estarmos presentes junto das pessoas idosas institucionalizadas, promovendo o envelhecimento activo de uma parte significativa da população sénior que, por falta de oportunidade ou meios, não consegue chegar à Academia Sénior da Cruz Vermelha Portuguesa foi criado o projecto denominado Academia Móvel da DCE/CVP, numa parceria entre a Câmara Municipal de Cascais e a Delegação da Costa do Estoril da CVP que, numa unidade móvel, permite levar algumas das actividades desenvolvidas pela nossa Academia Sénior, nomeadamente a componente Informática, a Lares e Centros de Dia. 

Academia Sénior

Missão: O fenómeno social do envelhecimento demográfico criou inevitavelmente consequências a nível social, económico e político, que exigem respostas adequadas no sentido da promoção do potencial positivo da população idosa/sénior.

A Delegação da Costa do Estoril da Cruz Vermelha Portuguesa procurou dar resposta a esta necessidade social através da criação da Academia Sénior, sedeada na Parede, com um Pólo em Cascais e contando, também, com uma unidade móvel, cujo objectivo é o de melhorar a participação social da população sénior e de promover o exercício de uma cidadania activa, tendo em consideração a realidade social da comunidade em que a instituição desenvolve as suas múltiplas actividades.

A Academia tem como lema “Viver bem. Envelhecer melhor.”

Objectivos: Melhorar o potencial positivo, fomentar a participação social da população sénior e promover o exercício de uma cidadania activa, tendo em consideração a realidade social da nossa comunidade envolvente. Pretende-se alcançar tais objectivos através de um modelo de funcionamento flexível em que a partilha de saberes e competências, feita de modo voluntário e desinteressado, assume uma relevância especial.

Horário de funcionamento (Parede e Pólo de Cascais) Manhã: das 09,00 às 13,00 horas  / Tarde: Das 14,00 às 17,00 horas

Academia Sénior / Novas Disciplinas

– PAREDE -

TEMAS JURÍDICOS

2ª feira, às 10,10 horas
Profª Lídia Dias

TIFFANY/VITRAL

5ª feira, às 09,10 horas (Sala de Pintura)
Profª Emília Afonso

TEORIA DO TAROT

2ª Feira,  às 11,10 horas (Sala 3)
Profª Maria Júlia Guerra

- CASCAIS -

HISTORIA UNIVERSAL DO TEATRO E CURIOSIDADAS SOBRE O TEATRO

2ª feira, às 12,10 horas
Prof. José Ramos

PROGRAMA DE AUTO-CONHECIMENTO

4ª Feira, às 11,10 horas (Sala de Dança)
Professores António Sousa e Carlos Saraiva

Academia de Verão

Tendo inicialmente adoptado um período de funcionamento muito semelhante ao do calendário escolar determinado pelo Ministério da Educação, a Academia Sénior da Delegação suspendia habitualmente as suas actividades durante os meses de Julho, Agosto e Setembro, implicando esse procedimento que muitos dos nossos alunos voltassem a viver, durante tais meses de pausa, situações de isolamento e depressão, ou por viverem sozinhos, afastados da família, ou por nem sequer contarem já com familiares, tendo no contacto diário com professores e alunos da Academia, o seu único período de convívio social.

Deste modo e dando sequência aos inúmeros pedidos que foram chegando à Delegação, iniciou-se há já vários anos, a Academia de Verão, que se desenvolve tanto na Parede como no Pólo de Cascais durante o período de encerramento da Academia Sénior, com recurso a disciplinas adequadas ao período estival.

Clube Sénior

Missão Resposta social que visa contribuir para melhorar a qualidade de vida de idosos e dependentes, promovendo o seu equilíbrio e bem-estar. O exercício da acção social vocacionada para a população sénior, em estreita colaboração com a rede familiar ou informal de suporte.

Visão Oferecer uma vasta gama de serviços e actividades de apoio directo ao sénior e/ou dependente, complementando o papel da família.

Garantir que a permanência diurna do utente no estabelecimento seja satisfatória, retardando a institucionalização, potenciando as capacidades físico-cognitivas do mesmo.

Valores Inclusão; Responsabilidade; Competência; Respeito; Equidade social;

Objectivos Tem como população alvo o indivíduo, a família e a comunidade no seu todo de forma a evitar ou retardar a degradação bio-psico-social decorrente do envelhecimento, isolamento e exclusão. Prevenir a solidão e isolamento; Incentivar a participação e potenciar a inclusão social; Fomentar as relações interpessoais e intergeracionais; Contribuir para retardar ou evitar a institucionalização; Prestação de apoio psicossocial; Fornecer permanência do sénior no seu meio habitacional de vida; Contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a sua autonomia

Serviços prestados Cuidados de higiene e conforto pessoal; Fornecimento de refeições; Promoção de actividades de animação; Apoio psicossocial; Transporte e acompanhamento ao exterior (só na Parede); Apoio na medicação;

Destinatários Pessoas de 65 e mais anos ou de idade inferior em condições excepcionais, a considerar casuisticamente.

Horário de funcionamento: 2ª a 6ª feira, das 09,00 às 17,00 horas.

Horário de atendimento Parede: 3º feira, das 14,00 às 16,30 horas, mediante marcação prévia.

Horário de atendimento Madorna: 6º feira, das 09,30 às 13.00 horas, mediante marcação prévia.

Klube+ da Adroana

Klube+ foi criado em Outubro de 2006, através de um protocolo celebrado entre a Cruz Vermelha Portuguesa, o Instituto de Solidariedade da Segurança Social de Cascais e da disponibilização de um espaço, no bairro da Adroana, pela Câmara Municipal de Cascais.

Este espaço visa proporcionar actividades sócio-culturais e educativas.

Define-se como um serviço à sociedade e à família, sendo um espaço aberto de actividades de apoio à infância, juventude e à comunidade, em que todos participam, país, educadores, pessoal não docente e equipa técnica.

Objectivos Promover o desenvolvimento pessoal e social da comunidade do bairro da Adroana e zonas envolventes; Permitir o desenvolvimento global do indivíduo nas suas várias dimensões, motivando para uma participação mais activa e construtiva da sociedade; Prevenir a um nível primário comportamentos de risco e absentismo escolar desta comunidade

Horário de funcionamento: de 2ª a 6ª feira, das 15,00 às 18,00 horas

Serviço de Apoio Domiciliário - SAD

Missão O exercício da acção social no seu sentido mais amplo dirigido à população sénior, em estreita colaboração com as suas famílias.

Visão Oferecer uma nova e ampla gama de serviços de apoio directo e indirecto ao sénior e/ou dependente, complementando o papel da família.

Garantir que a permanência do utente no seu domicílio seja uma meta e não somente um meio para retardar a sua institucionalização. 

Valores Responsabilidade; Exactidão; Competência; Respeito; Equidade social

Objectivos Proporcionar aos idosos e pessoas com perda de autonomia a prestação no domicílio, de cuidados que assegurem temporária ou permanentemente a satisfação das suas necessidades básicas e actividades da vida diária, evitando a sua institucionalização.

Serviços prestados Cuidados de higiene e conforto pessoal; Higiene habitacional; Tratamento de roupas; Fornecimento e/ou confecção e administração de refeições. Acompanhamento ao exterior; Promoção de actividades de animação; Apoio psicossocial e outros serviços;

Destinatários Dirige-se prioritariamente a todas as pessoas que, por motivos de doença, deficiência ou outro impedimento, vivam isoladas sem retaguarda familiar e/ou condições de vida de grande precariedade e não consigam as suas necessidades e actividades de vida diária.

Horário de funcionamento: Prestação de serviços no domicílio a acordar.

Horário de atendimento: 3º feira das 09,30 às 13,00 horas, mediante marcação prévia.

Sala de Refeições

A Delegação da Costa do Estoril dispõe de uma sala de refeições aberta à comunidade em geral, com menus completos e mini pratos.

A sala de refeições tem uma importância fundamental no quotidiano dos nossos alunos.

Muitos passam parte do seu dia na Academia Sénior. Assim, é de reconhecido valor o papel da sala de refeições, não só na perspectiva nutricional mas ainda numa perspectiva social. E é neste sentido que procuramos assegurar uma oferta diversificada de menus entre os quais a ementa do dia, a dieta e outras alternativas.

Dispomos ainda do serviço de Take Away.

A sala de refeições funciona de segunda a sexta-feira das 12,00 às 14,00 horas

Cantina Social

A Cantina Social da Delegação insere-se na Rede Solidária das Cantinas Sociais e constitui-se como resposta de intervenção no âmbito do Programa de Emergência Alimentar (PEA) que tem como objectivo suprir temporariamente as necessidades alimentares dos indivíduos e/ou famílias em situação de vulnerabilidade socioeconómica, através da disponibilização de refeições.

Desenvolve-se na sede da Delegação, na Praceta Barbosa de Magalhães, na Parede.

Voluntariado

Os  voluntários são o coração da Cruz Vermelha Portuguesa. A maior parte do trabalho desta Instituição só se torna possível graças aos cerca de 150 voluntários activos que oferecem o seu tempo e capacidades para ajudar as pessoas mais vulneráveis.

Para os beneficiários, o trabalho dos nossos voluntários tem um valor incalculável. Simboliza o “Poder da Humanidade”.

Se já é voluntário, “Muito obrigada.” Neste mundo confuso em que vivemos, o seu donativo de tempo, capacidades e talentos é muito apreciado.

Destinatários Indivíduos com idades compreendidas entre os 16 e os 75 anos.

Horário de atendimento:

Parede: Rua Vasco da Gama, 243 – T. 214570924-  3º feira das 14,30 às 16,30 horas, mediante marcação prévia

Madorna: Rua Maria Lalande, 86 – T. 211315827 – 6ª feira, das 09,15 às 11,00 horas, mediante marcação prévia

Powered by jms multisite for joomla